17 novembro 2005

Saddam esmurrado em tribunal depois de insultar santos xiitas

Dois funcionários do Tribunal Especial que está julgar o presidente iraquiano deposto atacaram e esmurraram Saddam Hussein, depois de este ter insultado duas figuras sagradas do Islão xiita, noticiou a televisão estatal iraquiana.
O canal de televisão Iraqiya adiantou que «fontes próximas dos juízes investigadores» não precisaram quando ocorreu o incidente.
Os advogados de Saddam afirmaram em Julho que o seu cliente tinha sido agredido durante um interrogatório. Na altura, o principal juiz investigador do tribunal especial que se encarrega do caso de Saddam negou aquela versão.
No entanto, a televisão iraquiana noticiou na noite de quarta-feira que o incidente ocorreu enquanto Saddam Hussein era interrogado sobre as respectivas operações militares para esmagar a revolta xiita de 1991, no sul do Iraque, que estalou depois de as forças encabeçadas pelos Estados Unidos terem expulso o exército iraquiano do Koweit.
Durante as operações do exército, que esmagou a revolta e matou dezenas de milhares de xiitas, ficaram danificados os santuários dos imãs Hussein e Abbas na cidade santa de Karbala.
«Saddam insultou o imã Hussein e o seu irmão, o imã Abbas, o que provocou os funcionários do tribunal que que tomavam nota das declarações. Estes atacaram e esmurraram-no várias vezes», adiantou o canal de televisão, sem avançar mais pormenores.
Os advogados de Saddam Hussein denunciaram em Julho um ataque no tribunal que as autoridades não impediram.
Fonte: Diário Digital